No dia 23 de Março visitámos o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho. A visita dividiu-se em duas partes. Na primeira, fomos recebidos no Centro por "por uma senhora muito simpática", como diz o Fábio Carvalho referindo-se a Cátia Marques, Técnica de Animação e Educação Ambiental, que nos deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Liga para a Protecção da Natureza e mais concretamente o trabalho desenvolvido no Vale Gonçalinho. A exposição sobre avifauna deliciou a maior parte dos jovens. Foi o caso do Milton Soares que referiu no final da visita "Gostei muito da exposição que a senhora fez sobre as aves. Concordei com muito do que ela disse porque os animais têm o mesmo direito de viver que as pessoas". Já o Fábio diz "o que gostei mais foi a casa feita por eles". Refere-se ao facto do Centro se tratar de uma casa ecológica onde é possível observar como funcionam o ciclo sustentável da água (cisterna, Estação de Tratamento de Águas Residuais através de Plantas e ribeira)e as energias renováveis (painéis solares).
Ainda no Vale Gonçalinho foi-nos feita uma breve exposição acerca da importância da reciclagem e a seguir aprendemos o que é a compostagem e como a mesma se efectua.
Na segunda parte da visita fomos á Unidade Municipal de Compostagem de Castro Verde, construída pela Câmara Municipal de Castro Verde, com o apoio técnico da LPN. Neste espaço, dedicado à transformação de resíduos verdes em adubo orgânico, são tratados não só os resíduos verdes dos jardins municipais, mas também os resíduos verdes entregues pelos munícipes.
As palavras do Fábio Carvalho no final da visita reflectem bem o sentimento experienciado por todo o grupo "gostei da visita do princípio ao fim". Já o Bruno Rezende referiu que "a visita foi boa e gostava de lá voltar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário