Brincadeiras com pasta de papel

Ontem, a fim de assinalar a Páscoa que se está a aproximar, fomos à Creche/JI do Lar Jacinto Faleiro e passámos a tarde a trabalhar com pasta de papel em conjunto com os meninos da Sala Vermelha, a sala da Educadora Susana. Foi uma tarde muito bem passada, com muita brincadeira e boa disposição e, no final, ficou o convite para lá voltarmos para contar uma história. Esta atividade teve como objetivo envolver os jovens em ações de interesse social e comunitário, promovendo a aquisição de competências de cidadania e a aproximação à comunidade.







Pasta de Papel

Estamos a preparar pasta de papel para uma atividade que vamos realizar com as crianças da Creche/JI do Lar Jacinto Faleiro. Começámos por colocar pequenos pedacinhos de papel de jornal e caixas de ovos dentro de água e deixámos ficar a amolecer vários dias. Depois triturámos com a varinha mágica, escorremos e fizémos a pasta adicionando cola branca. O resto fica por conta da nossa imaginação e criatividade.
 

 

 
 
 
 

Visita ao Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Na passada segunda-feira, o Grupo Turma PIEF Castro Verde I (2º Ciclo) visitou o Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde situado na antiga Fábrica Prazeres & Irmão. Fomos recebidos pelo Prof. Jorge Barradas, professor de Trompa e membro da Direção Pedagógica do CRBA, que nos guiou nesta visita que surge no âmbito da disciplina de Formação Vocacional com o objetivo de promover a aproximação dos jovens à comunidade e a exploração das profissões e do mundo do trabalho.
 
"O Conservatório Regional do Baixo Alentejo é uma Associação sem fins lucrativos, equiparada a Instituição de Utilidade Pública, constituída com o objetivo principal de implementar uma Escola de Artes para a Região do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, com formação e atividades nas áreas da música, dança, teatro e artes plásticas. No campo do ensino artístico especializado o Conservatório desenvolve formação nas áreas da música e dança, formação superiormente reconhecida pelo Ministério da Educação." (in http://crba.edu.pt)
 
O CRBA situa-se, como já foi referido, nas instalações da antiga fábrica da moagem. O edifício com 4 pisos e uma área de 1700m2, sofreu obras de requalificação profundas de forma a albergar uma escola de ensino arítisco como é o caso das salas de aula com isolamento acústico, da sala de dança ou do auditório, mas mantém muitos dos elementos estéticos da antiga fábrica, como a estrutura das fachadas, máquinas e engrenagens, condutas e circuitos de grão existentes.
 
















 

Bullying

No dia 27 de Fevereiro a turma PIEF Castro Verde I (2º Ciclo) esteve presente numa das sessões realizadas pelo Dr. Luis Fernandes sobre Bullying, uma iniciativa das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.
 
 
 

Visita ao Hotel Vila Verde

No passado dia 26 de Fevereiro realizámos mais uma visita no âmbito na disciplina de Formação Vocacional, com vista à exploração do mundo do trabalho e das profissões. Desta vez fomos visitar o Hotel Vila Verde onde fomos recebidos e guiados pela rececionista Débora Guerreiro. Ficámos a conhecer as instalações e serviços prestados neste hotel e tivémos ainda oportunidade de entrevistar alguns profissionais que trabalham no mesmo.