Direitos das Crianças e Jovens



No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, a turma PIEF desenvolveu uma actividade junto dos alunos de duas turmas do 1º Ciclo da nossa escola com os seguintes objectivos:
• Divulgar a “Carta de Compromissos para a Cidadania das Crianças e Jovens”;
• Promover o conhecimento, por parte das crianças e dos jovens, dos seus direitos e deveres;
• Promover o espírito voluntário;
• Sensibilizar dos alunos para a questão dos direitos da criança e do tema do voluntariado.

O primeiro momento da actividade deu-se com a sensibilização/motivação através da leitura do livro intitulado “Uma Aventura na Terra dos Direitos”. Este livro foi adaptado no seu conteúdo e construído numa forma “gigante”, isto é, lúdica, para cativar a atenção de todos no sentido de proporcionar uma experiência de aprendizagem enriquecedora. Com as turmas já reunidas na biblioteca, três alunos do PIEF voluntariaram-se para ler o texto para que todos conhecessem quais os seus direitos fundamentais. O segundo momento da actividade concentrou-se na descoberta de doze direitos, estes escondidos, a partir de ilustrações apresentadas. Os alunos do 1º Ciclo bem como a nossa turma foram bastante participativos, lançando diversas ideias muito interessantes e entusiastas. No final desta tarefa, seguiu-se o terceiro e último passo, a construção de um calendário de parede para o ano 2012. Depois de formados vários grupos, cada um deles ficou responsável por colar o nome do mês, a grelha dos dias e um direito. Além disso, cada grupo ilustrou e coloriu esse direito para posteriormente colar na respectiva cartolina. O resultado final foi surpreendente… Sem dúvida que as nossas crianças e os nossos jovens passaram a conhecer melhor os seus DIREITOS!

Sessão de esclarecimento com os técnicos do IEFP






No passado dia 11 de Maio recebemos a visita da Drª Luísa Sobral e do Dr. José Carlos Brito do Centro de Emprego de Ourique. Esta sessão teve como objectivo informar acerca das ofertas formativas nos Centros de Formação do IEFP. Ficámos ainda a saber como utilizar o portal do IEFP para fazer pesquisas acerca de ofertas formativas e profissionais.





Um conto ponto a ponto - Parte II

Lembram-se da actividade "Um conto ponto a ponto" em que os jovens da Turma PIEF 2º Ciclo de Castro Verde contaram às crianças do Jardim de Infância do Lar Jacinto Faleiro a história "O Lobo e os sete cabritinhos"? Pois é, o prometido é devido e aqui está o resultado da segunda parte desta actividade que teve lugar no dia 9 de Maio. Depois de ouvir a história contada pela nossa turma, foi a vez dos meninos da Sala Amarela rumarem até ao Lar da 3ª idade e representar esta história para os jovens do PIEF e para os idosos. Foi muito divertido e depois do teatrinho crianças, jovens e idosos desenharam em conjunto e partilharam experiências.











visita do Chef Narciso Peraltinha








No dia 9 de Maio recebemos a visita do Chef Narciso Peraltinha na aula de Formação Vocacional. Depois de uma breve exposição acerca das várias profissões relacionadas com cozinha, passámos à parte prática, colocámos mãos à obra e fizémos, com a ajuda do Chef, uma quiche de Bacon e Fiambre e uma Mousse de Chocolate. Foi uma tarde divertida e também muito saborosa.

Recordar...

... o Atelier de Bijutaria/Trabalhos manuais que teve início no ano lectivo anterior e ao qual foi dada continuidade este ano.

2º desafio do olhópief

Aqui fica a apresentação em powerpoint com as actividades que realizámos ao longo do 2º período, respondendo assim ao 2º desafio do olhópief.

Dia Nacional da Prevenção e da Segurança no Trabalho

A turma PIEF 2º Ciclo de Castro Verde, à semelhança do que aconteceu no ano lectivo anterior, assinalou o dia 28 de Abril sensibilizando a comunidade educativa para a importância da Saúde e Segurança no trabalho.
Assim, passámos uma apresentação em powerpoint alusiva ao tema no ecrã da escola.
Além disso, considerou-se relevante a aplicação de um questionário sobre SST junto da população em geral. Ainda que o número de questionários aplicados não seja estatisticamente significativo, a passagem dos mesmos permite a consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos jovens nesta disciplina e ao mesmo tempo a sensibilização da comunidade para a temática.

Como utilizar o Calendário - Práticas de Sala de Aula

Hoje vimos dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido pela Professora do 1º Ciclo com jovens da nossa turma.
Assim, queremos mostrar-vos o nosso calendário.
Este material foi construído na disciplina de Matemática e Realidade, tendo como objectivo o reconhecimento do carácter cíclico de fenómenos e actividades.
Os dias da semana foram afixados previamente no calendário e à medida que os dias do mês passam os alunos vão acrescentando os mesmos. Quando o mês corrente termina este é alterado pelo seguinte conforme se pode verificar, voltando a afixar-se os dias do mês fazendo-os corresponder aos dias da semana. O mesmo acontece com as estações do ano, como por exemplo: como o Inverno terminou os alunos alteraram a imagem para a estação da Primavera.
Uma vez que os elementos que compõem o calendário são móveis e fáceis de manipular, os alunos vão desenvolvendo a noção de tempo e o reconhecimento de que os dias, os meses e as estações de ano são um ciclo.