25 de Abril

Esta semana, na aula de Homem e Ambiente falámos sobre o 25 de Abril. Queremos partilhar convosco a apresentação em powerpoint que serviu de suporte para a aula e que foi elaborada em conjunto pelas professoras de Homem e Ambiente das turmas PIEF 2º Ciclo de Castro Verde e PIEF de Lagoa.



Um conto ponto a ponto!

No dia 2 de abril assinala-se o Dia do Livro Infantil. A professora de Viver em Português propôs-nos realizar uma actividade para comemorar este dia junto dos mais novos e nós, que adorámos visitar a Creche/Jardim de Infância do Lar Jacinto Faleiro, decidimos contar uma história aos meninos da Sala Amarela, onde o Pedro Freitas se encontra a realizar voluntariado. A história que escolhemos foi "O Lobo e os Sete Cabritinhos". Depois de contarmos a história ajudámos a pequenada a fazer desenhos representativos do que mais gostaram na mesma. A actividade agradou a pequenos e graúdos e não vamos ficar por aqui.... Propusémos aos meninos e meninas que nos ajudassem a realizar uma segundo momento desta actividade e eles aceitaram. Mas para já é Surpresa!!! Pois é, se quiserem saber mais sobre esta actividade continuem a acompanhar-nos.







Banca da Páscoa

No último dia de aulas do 2º período fizémos, como já é costume, a banca com exposição e venda de artigos elaborados nas aulas de Formação Vocacional. A grande novidade desta vez é que os lucros obtidos nesta banca bem como, os resultantes do sorteio de um cabaz da Páscoa, revertem inteiramente a favor da Associação Canil e Gatil "Os Rafeiritos do Alentejo".


Visita à Exploração Agrícola do Lar Jacinto Faleiro - Herdade dos Bispos

Intercâmbio com o PIEF de Lagoa

Depois da troca de correspondência, recebemos finalmente, os nossos colegas do PIEF 2º e 3º Ciclos de Lagoa. A manhã foi de trabalho, diversão e convívio.Depois da aula de inglês em que participaram jovens e professores dos dois PIEF, houve lugar para a prática desportiva, com um jogo de futebol e realização de jogos tradicionais. Finalmente, almoçámos todos juntos na cantina da nossa escola. Na parte da tarde, os nossos colegas do Algarve acompanharam-nos na visita à Exploração Agrícola do Lar Jacinto Faleiro, Herdade dos Bispos. AH!Só falta referir que antes de partir, os nossos colegas convidaram-nos para os visitarmos no Algarve no próximo período, e nós, claro, aceitámos!!!

voluntariado na LPN

No dia 28 de Março, o Milton Soares, o Bruno Rezende e a Carina Carvalho, acompanhados pela TIL e pela Prof. Carla Bráz, ajudaram a organizar a biblioteca do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.



Visita ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho

No dia 23 de Março visitámos o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho. A visita dividiu-se em duas partes. Na primeira, fomos recebidos no Centro por "por uma senhora muito simpática", como diz o Fábio Carvalho referindo-se a Cátia Marques, Técnica de Animação e Educação Ambiental, que nos deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Liga para a Protecção da Natureza e mais concretamente o trabalho desenvolvido no Vale Gonçalinho. A exposição sobre avifauna deliciou a maior parte dos jovens. Foi o caso do Milton Soares que referiu no final da visita "Gostei muito da exposição que a senhora fez sobre as aves. Concordei com muito do que ela disse porque os animais têm o mesmo direito de viver que as pessoas". Já o Fábio diz "o que gostei mais foi a casa feita por eles". Refere-se ao facto do Centro se tratar de uma casa ecológica onde é possível observar como funcionam o ciclo sustentável da água (cisterna, Estação de Tratamento de Águas Residuais através de Plantas e ribeira)e as energias renováveis (painéis solares).
Ainda no Vale Gonçalinho foi-nos feita uma breve exposição acerca da importância da reciclagem e a seguir aprendemos o que é a compostagem e como a mesma se efectua.
Na segunda parte da visita fomos á Unidade Municipal de Compostagem de Castro Verde, construída pela Câmara Municipal de Castro Verde, com o apoio técnico da LPN. Neste espaço, dedicado à transformação de resíduos verdes em adubo orgânico, são tratados não só os resíduos verdes dos jardins municipais, mas também os resíduos verdes entregues pelos munícipes.
As palavras do Fábio Carvalho no final da visita reflectem bem o sentimento experienciado por todo o grupo "gostei da visita do princípio ao fim". Já o Bruno Rezende referiu que "a visita foi boa e gostava de lá voltar".