Visita à Creche/Jardim de Infância do Lar Jacinto Faleiro

Depois da visita ao Lar da 3ª idade, chegou o tão aguardado momento de conhecer mais uma valência do Lar Jacinto Faleiro: a Creche/Jardim de Infância. A grande maioria dos jovens da nossa turma adoram o contacto com os mais pequenos e gostavam de vir a trabalhar nesta área no futuro.
Na instituição fomos recebidos pela Drª Ana Rita Nobre, Assistente Social responsável pela valência e pela Educadora Joaquina Faustino, Coordenadora Pedagógica. Depois da visita pelas várias salas, entrevistámos uma Educadora de Infância e duas Auxiliares de Acção Educativa. Tivémos ainda oportunidade de visitar a cozinha e observar algumas regras de Saúde e Segurança no Trabalho.
A experiência foi bastante gratificante tanto para os jovens, como para os elementos da Equipa Técnico-Pedagógica que os acompanharam.
Em breve alguns jovens iniciarão a Formação Vocacional em Contexto Real de Trabalho bem como, Actividades de Interesse Social e Comunitário na Creche/Jardim de Infância.



Associação Canil e Gatil "Os Rafeiritos do Alentejo"

O Fábio Carvalho gosta muito de animais e há muito que tem vindo manifestar interesse em realizar um voluntariado que lhe permitisse contactar directamente com os mesmos. De forma a dar resposta a esta solicitação do Fábio, a TIL e a sua Tutora acompanharam o Fábio numa visita à Associação Canil e Gatil "Os Rafeiritos do Alentejo". Depois de falar com os responsáveis, ficou acordado que o Fábio irá iniciar o voluntariado nesta associação no mês de Março.





Visita à Padaria

Continuamos as visitas a locais de trabalho no âmbito da disciplina de Formação Vocacional, sendo que desta vez o local visitado foi a Padaria/Pastelaria Constantino onde tivémos oportunidade de entrevistar um Padeiro e uma Ajudante de Pastelaria.





Acção de Sensibilização sobre Violência no Namoro

Para assinalar o Dia de S.Valentim, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castro Verde dinamizou em articulação com o Núcleo de Apoio à Vítima uma acção de sensibilização sobre Violência no Namoro dirigida aos jovens da turma PIEF.
Durante a acção falámos sobre o que é a violência e os vários tipos de violência que existem. Ficámos ainda a conhecer o ciclo da violência doméstica e a saber o que é um crime público bem como, as consequências que este tipo de violência pode ter nas vítimas. Por fim, recflectimos em grupo sobre a forma como podemos lidar com este tipo de situação se nos acontecer a nós ou a alguém que nos é próximo.






banca de s.valentim e maçãs do amor

Aqui ficam as fotos da nossa Banca de S.Valentim com a exposição e venda dos artigos elaborados na disciplina de Formação Vocacional nos ateliês de Artesanato e Cozinha.















Troca de correspondência

Apesar de vivermos na era das novas tecnologias, não esquecemos os meios de comunicação que durante séculos colmataram a necessidade de informação entre entes distantes. Falamo-vos da carta. Desde já, encetámos a troca de correspondência entre os nossos colegas de Beja e Lagoa, mas serão benvindas outras trocas de informações, novidades e experiências. Aplicámos os conhecimentos adquiridos em Viver em Português, com os estudo do Texto Utilitário onde conhecemos a estrutura e intencionalidade da carta e do sobrescrito. Recuperando este meio de comunicação, desenvolve-nos o gosto pela escrita, o aperfeiçoamento da caligrafia e aprofundamento de vocabulário. Cada um de nós fica titular (responsável) pela troca de correspondência, o Milton é o receptor do PIEF de Beja e a Carina do PIEF de Lagoa. Serão benvindas novas solicitações.
Deixamos ainda aqui uma apresentação em powerpoint sobre este tema.








A carta
View more presentations from pief2

monsters

Durante as aulas de Comunicar em Língua Estrangeira - Inglês, iniciamos o estudo da descrição física. Como sistematização desse conteúdo foram criados diferentes faces de monstros mediante uma mesma descrição. Estes são os resultados assustadores! Gostariamos de propôr que nos fossem enviados trabalhos, respeitando a descrição dada, para explorarmos a diversidade de figuras que conseguimos obter duma simples descrição.

''This is Shaky. He has got six blue eyes, two mouths, three ears, four teeth, one big nose and short hair.''







Ulisses

No início do estudo da obra ''Ulisses'', de Maria Alberta Menéres, em Viver em Português, os alunos realizaram o retrato da personagem principal tendo em conta uma breve descrição da mesma. O objectivo foi fazer com que os alunos apelassem à sua imaginação para visualizar essa figura épica da mitologia grega e, assim existir um maior intrusamento com a história. Sabemos que Ulisses se tratou dum guerreiro grego ardiloso, aventureiro, humilde, astuto e persistente, que utilizava a inteligência ao invés da força para conquistar as suas batalhas. Poucos são os retratos desta personagem, que variam nas feições, mas mantêm as características de um corpo atléctico e fisionomia latina. Eis os nosso trabalhos, estão todos de parabéns!






Parabéns Carina

A Carina Carvalho fez anos no dia 8 de Fevereiro e nós celebrámos com ela, cantando-lhe os parabéns e saboreando este bolinho de chocolate!