passagem do testemunho em castelo branco

Já na recta final da passagem da estafeta pelo alentejo, fomos dar uma "mãozinha" no percurso entre Vila Velha de Rodão e Castelo Branco, onde o Bruno Barbosa entregou, enquanto representante da nossa turma e de todos os jovens do Alentejo, o testemunho para que os jovens da Região Centro possam dar continuidade à estafeta.


Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Hoje, 28 de Abril assinala-se o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
Aqui fica o powerpoint elaborado pela nossa turma para divulgar as actividades levadas a cabo em parceria com a turma PIEF do 3º Ciclo no âmbito do apoio dado pela ACT às Equipas Técnico-Pedagógicas.

estafeta castro-verde - aljustrel

Hoje, a estafeta saíu de Castro Verde e rumou a Aljustrel com os jovens da Associação de Respostas Terapêuticas, associação de onde provêm a maioria dos jovens do nosso PIEF, a transportar o testemunho até aquela vila.



estafeta Almodôvar - Castro Verde

A estafeta saiu hoje de Almodôvar. O testemunho foi conduzido ao longo da vila pelas mãos do Nelson da CERCICOA que o recebeu do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Sebastião.
















Além da CERCICOA também marcaram presença alunos do 1º Ciclo e Jardim de Infância.























À saída de Almodôvar, o Nelson entregou o testemunho aos alunos da Escola Secundária de Castro Verde que o conduziram até Castro Verde.















As fotos da chegada a Castro Verde podem ser vistas aqui.
Além do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde,o Arquitecto Francisco Duarte, estiveram também presentes a Srª Coordenadora do PIEC para o Alentejo, a Drª Maria Paula Pita e a Srª Coordenadora Nacional do Programa, Drª Fátima Matos, que celebrou um protocolo de parceria com a autarquia e aproveitou ainda para visitar a nossa escola.

a estafeta já chegou ao alentejo

A Estafeta Pobreza e Exclusão: Eu Passo! chegou hoje ao alentejo.





























O testemunho foi trazido por jovens do Algarve que o entregaram à Srª Vereadora da Câmara Municipal de Almodôvar, Drª Sílvia Baptista.
















A aguardar o testemunho esteve também a Srª Coordenadora do PIEC para o Alentejo, a Drª Maria Paula Pita, que, comovida, agradeceu aos jovens do Algarve e prometeu através dos alunos PIEF e todos os parceiros motivados para esta causa, fazê-lo chegar a Castelo Branco, zona centro.

Ao longo da tarde a escultora Puska Castro dinamizou na Praça Municipal de Almodôvar, um projecto de intervenção de artes plásticas que consistiu na elaboração de uma escultura de composição dinâmica realizada por todos os presentes.



corrida solidária

"Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental (ONGD) de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem fins lucrativos e sem filiação partidária ou religiosa.
O trabalho de Médicos do Mundo assenta no direito fundamental de todos os seres humanos terem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia ou raça.
Médicos do Mundo está presente em Portugal desde 1999 e conta com mais de 200 voluntários activos.
A Corrida solidária é uma proposta de Médicos do Mundo para fomentar a consciência sobre a solidariedade entre os mais jovens, a favor da Educação para o Desenvolvimento e da Saúde.
Consiste em organizar uma corrida, com cada escola participante, que irá permitir:
-Sensibilizar crianças e toda a comunidade educativa para a necessidade de praticarem uma vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e do exercício físico;
-Reflectir sobre as condições de vida e sobre a problemática social dos países em desenvolvimento;
-Demonstrar aos alunos de várias idades, a importância da sua participação e capacidade para mudar situações de injustiça mundial;
-Angariar fundos para apoiar um projecto humanitário em Timor-Leste e outros em Portugal" in http://www.medicosdomundo.pt


A nossa escola participou nesta iniciativa, organizando uma corrida que teve lugar no passado dia 15 de Abril. Os jovens da turma PIEF marcaram presença, dando apoio na organização da corrida e aproveitando a oportunidade para divulgar o Programa para a Inclusão e Cidadania.






2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social








O PIEC associa-se ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social através da realização de uma estafeta nacional denominada Pobreza e Exclusão Social Eu Passo. Nesta estafeta, os jovens das 145 turmas PIEF do país percorrerão cerca de 2000 km sensibilizando desta forma a comunidade para os problemas da pobreza e da exclusão social. A estafeta partiu ontem de Lisboa onde regressará no dia 21 de Maio e passará por Castro Verde no dia 25 de Abril.

Para acompanhar a estafeta diariamente consultem o blogue Pobreza e Exclusão: Eu Passo!