Comemoração dos 21 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança e 51 anos da Declaração dos Direitos da Criança

Para assinalar o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e da Declaração dos Direitos da Criança, o PIEF 2º Ciclo de Castro Verde trabalhou ao longo de vários dias e envolvendo várias áreas disciplinares na preparação de várias iniciativas.

Assim, começámos por elaborar uma apresentação em powerpoint para passar no ecrã da escola com vista a sensibilizar a comunidade escolar para os Direitos da Criança.


Foram ainda apresentados hoje à comunidade escolar os trabalhos elaborados pelas crianças e jovens do nosso agrupamento no âmbito da iniciativa Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência.
Ficam aqui as fotos da exposição e ainda a apresentação em powerpoint para divulgar a iniciativa.










Aproveitámos também para distribuir os marcadores de livros com a divulgação da frase original da Casa dos Direitos da Criança de Chateauroux.



E por fim, mas não menos importante, o içar da Bandeira construída pelos jovens pelas 15 horas, altura em que todas as turmas PIEF do Alentejo repetiram este gesto.



Enquanto uns trabalham na construção da bandeira...

... outros preparam uns miminhos para distribuir pela comunidade escolar - Marcadores de Livros com a frase original da Casa dos Direitos da Criança de Chateauroux no âmbito da Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência.


Construção da Bandeira

Uma vez elaborados os projectos para construção da bandeira alusiva aos Direitos da Criança, a turma elegeu o trabalho da Carina Carvalho e colocou mãos à obra. Aqui ficam as fotos que registam esses momentos de muito trabalho mas também, de boa-disposição.



















Direitos da Criança






À imagem do que aconteceu no ano passado, o PIEC foi desafiado pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco a associar-se às comemorações dos 21 anos da Convenção dos Direitos das Crianças e dos 51 anos da Declaração dos Direitos das Crianças, no próximo dia 20 de Novembro.

Como dia 20 é Sábado, estas comemorações terão lugar na Segunda-Feira dia 22 de Novembro.

Além das actividades previstas no âmbito da iniciativa Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência de que já aqui falámos, o PIEC Alentejo propôs a todas as Turmas PIEF da nossa região, que neste dia ( 22 de Novembro),às 15 horas, em todas as escolas onde existem PIEFs, se proceda ao hastear de uma bandeira pelos Direitos das Crianças.

O PIEF 2º Ciclo de Castro Verde está a trabalhar na construção da Bandeira. Aqui ficam alguns exemplos dos projectos elaborados pelos jovens.

Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência


De todos os trabalhos elaborados pelas crianças e jovens do nosso Agrupamento foram seleccionados alguns que já seguiram para a Casa dos Direitos da Criança de Chateauroux, França.

mensagem original da Casa dos Direitos da Criança


Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência



O PIEC associou-se à iniciativa Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência da Casa dos Direitos da Criança de Chateauroux, França.

A iniciativa visa incentivar as crianças de hoje a tomar medidas contra a violência em todas as suas formas.

A turma PIEF de 2º Ciclo de Castro Verde em colaboração com as turmas do 1º Ciclo e do Pré-escolar do nosso agrupamento estão a concorrer para a concretização desta iniciativa através das seguintes actividades:

1. Divulgação da mensagem original da Casa dos Direitos da Criança (no Blog, no ecrã da escola e em marcadores de livros que serão distribuídos no dia 22 de Novembro na escola);

2. Criação por parte das crianças e jovens da sua própria mensagem a descrever o mundo que desejariam (as mensagens serão expostas na escola no dia 22 de Novembro).

Banca do PIEF

Já estamos a preparar a próxima Banca do PIEF, desta vez alusiva ao OUTONO.

Oficina Mix República

A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, dinamiza oficinas de cinema de animação com um projecto itinerante, que envolve 36 municípios e tem a duração de nove meses. Os elementos republicanos de cada cidade, sejam eles personagens locais, a toponímia, a escultura ou a arquitectura serão o mote para a realização de pequenos filmes de animação que serão publicados numa galeria no Portal do Centenário.
Nos passados dias 4 e 5 de Novembro foi a vez de Castro Verde receber esta Oficina na qual participaram alguns jovens provenientes das várias turmas PIEF do concelho. A representar o PIEF 2 º Ciclo esteve o jovem Nuno Araújo. Aguardamos ansiosamente a publicação do filme.