actividades comemorativas do aniversário da convenção

Aqui fica o registo das actividades realizadas na passada sexta-feira, 20 de Novembro de 2009, com vista à comemoração dos 20 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

Na nossa escola, logo pela manhã, recebemos os alunos junto ao portão da escola e oferecemos aos mesmos um lápis oferecido pela Câmara Municipal de Castro Verde, alusivo à Comemoração da Convenção. Posto isto, os alunos atravessavam um corredor desde o portão da escola até à porta da mesma, ao longo do qual estavam expostos os diversos cartazes que elaborámos fazendo referência aos diretitos da criança e à violação desses direitos um pouco por todo o mundo.

























Chegando à porta da escola, os alunos entravam no edifício após desviar uma cortina preta fazendo referência à data que se assinalava e eram depois convidados a escrever num painel os direitos que considerassem importantes para as crianças. Ainda na entrada do edíficio encontrava-se um livro de honra a ser preenchido por todos os membros da comunidade escolar e no ecrã passava a apresentação em powerpoint que já aqui tínhamos divulgado.


























As actividades levadas a cabo pela nossa turma em conjunto com a turma PIEF de 3º Ciclo de Castro Verde envolveram toda a comunidade escolar da vila, unindo num cordão humano em redor das várias escolas do agrupamento, alunos desde o 1º Ciclo ao Secundário e ainda as crianças do Jardim de Infância do Lar Jacinto Faleiro (IPSS). Não foram esquecidos os alunos do 1º Ciclo das várias aldeias do concelho, que foram convidados e estiveram também presentes. A iniciativa envolveu também a comunidade local, sendo que vários habitantes do concelho se dirigiram à Praça da República para assistir à largada de balões.
A alegria estampada no rosto das cerca de mil crianças que estiveram presentes nesta iniciativa,
prova sem dúvida, o sucesso da actividade desenvolvida com afinco e dedicação pelos alunos do PIEF.











apresentação sobre os direitos da criança

Para assinalar os 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, a nossa turma elaborou uma apresentação em powerpoint para passar no ecrã que se situa na entrada da escola.

Aqui fica a apresentação que visa por um lado, informar acerca dos Direitos da Criança e por outro lado, sensibilizar a comunidade escolar para a violação desses direitos.

convenção sobre os direitos das crianças




















Em 1959, foi promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro, a Declaração dos Direitos da Criança. Ao afirmar que a “humanidade deve dar o melhor de si mesma à criança”, a Declaração constituiu durante muitos anos o enquadramento moral para os direitos da criança, apesar de não comportar quaisquer obrigações jurídicas.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989 e aberta à assinatura e ratificação ou acessão em Nova Iorque a 26 de Janeiro de 1990. Entrou em vigor a 2 de Setembro de 1990, nos termos do seu artigo 49.º.

A Convenção sobre os Direitos da Criança consiste no primeiro instrumento de direito internacional a conceder força jurídica internacional aos direitos da criança. A diferença fundamental entre este texto e a Declaração dos Direitos da Criança, adoptada 30 anos antes, consiste no facto de a Convenção tornar os Estados que nela são Partes juridicamente responsáveis pela realização dos direitos da criança e por todas as acções que tomem em relação às crianças, enquanto que a Declaração de 1959 impunha meras obrigações de carácter moral.

Para assinalar o 20º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, no próximo dia 20 de Novembro, a nossa turma está a preparar diversas actividades, algumas delas em conjunto com a turma PIEF de 3º Ciclo.
Em breve, divulgaremos aqui no blogue, mais sobre essas actividades.

os protagonistas

Aqui estão os protagonistas desta aventura. Os jovens do grupo-turma PIEF 2º Ciclo de Castro Verde.


O Renato.



















O Barbosa.















A Patrícia.















O André.















E os mais "envergonhados".
A Sandra.















E o Daniel.

PiefaquiPiefali



A todos os que nos visitam pela primeira vez, queremos dar as boas-vindas ao nosso blogue!!!
Aqui iremos partilhar com os restantes grupos-turma PIEF e com todos aqueles que nos visitarem, o nosso trabalho ao longo do ano lectivo mas sobretudo, as nossas experiências, pensamentos e boa-disposição. Esperamos que gostem desta viagem pelo universo PIEF 2º Ciclo de Castro Verde!!!